Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Equando subiram para o barco, acalmou o vento.



Matheus 14:32

Já percebeu o quão desafiador é quando não temos o controle das situações? Estar dependente de alguém ou de algo é conflitante com a tendência que temos em estar sempre no comando de nossas vidas e de tudo que nos cerca. Esta ânsia por controle muitas vezes nos leva a falta de confiança nas pessoas e até mesmo em Deus!

A Bíblia nos mostra Jesus como o Soberano, aquele que tem todo o poder no Céu e na Terra (Mateus 28.18). Ele é o único que pode estar acima de todas as circunstâncias deste mundo tenebroso que vivemos!

Em Mateus 14.22-33, encontramos um evento extraordinário que revela o perigo que corremos quando tentamos estar no controle das situações! Após Jesus alimentar a multidão, ele ordena aos seus discípulos que entrassem no barco e atravessassem o mar até o outro lado. No meio da noite o barco estava sendo açoitado pelas ondas devido ao vento contrário e Jesus foi em direção deles andando por sobre as águas. Afinal, Ele pode. Ele é soberano! Ele controla tudo!

Os discípulos, com medo, não reconheceram Jesus e até pensaram se tratar de um fantasma! Muitas vezes em meio aos problemas da vida temos dificuldade de enxergar Deus e o seu agir. Com os olhos espirituais embaçados nos desesperamos e tentamos tomar o controle da situação! 

Pedro fez isso! Duvidando de que era Jesus, quis sair do barco seguro que Jesus havia falado para entrarem e ambicionou andar sobre as águas. Não somos soberanos. Não temos condições de andar acima de todas as coisas. Só Jesus pode! Ainda assim, Jesus permitiu que Pedro prosseguisse em sua ambição. Mas, ao sentir o vento, temeu e começou a afundar. Clamou por Jesus, que o segurou e o corrigiu: “homem de pequena fé, porque duvidaste?”. Após, Jesus trouxe Pedro de volta para o lugar de onde nunca deveria ter intencionado sair: o barco da dependência.

É no barco da dependência que Deus ordena que fiquemos enquanto atravessamos o mar da vida! É nele que reconhecemos que somos limitados e totalmente dependentes do único que tem o controle! Ao sair deste barco, declaramos nossa trágica independência. Sim, isso mesmo: “trágica”. Afinal, fazendo isso, tiramos nossa fé de que Cristo está no comando e colocamos nossa fé em nós mesmos. Mas quando vem o vento e as dificuldades da vida, afundaremos para a morte. 

Por mais que as ondas açoitem nossa vida, continuemos dependentes de Cristo. Não compensa tirar o controle dEle. Não compensa tentarmos andar sobre as águas! Deixa essa ação para o único que pode. Deixa para Jesus! Ele sim, anda soberanamente sobre as águas e vem ao nosso encontro para acalmar a tempestade e nos ajudar a atravessar o mar da vida de forma segura! Fique no barco da dependência e estará seguro!